top of page
Chigi_codex-2.jpg

HISTORIA DA MÚSICA OCIDENTAL I

Esse será nosso espaço virtual de trocas ao longo do semetre. Aqui será disponibilizado o material apresentado nas aulas (apresentações do power point), além de áudios, textos e links.

Programa da Disciplina – 2023

 

TEXTOS PARA SEMINÁRIOS

 

[em breve!]

 

Estrutura dos Seminários

* Argumento principal do texto e/ou tese e/ou hipótese

* Desenvolvimento do argumento

* Avaliação crítica do texto à luz de seus próprios pressupostos.

Cada grupo terá 38 minutos cronometrado e deverá organizar sua apresentação nesse tempo. O seminário vale 30 pontos.

O grupo poderá utilizar materiais complementares, tais como áudio e imagens desde que não sobreponha e ocupe mais espaço na apresentação do que os argumentos do(s) texto(s).

É bom evitar longas leituras de trechos dos textos.

 

 

GUIA DE ESCUTA

 

Sempre que ouvir as músicas do Pendrive e as obras sugeridas no livro, observar sempre os seguintes aspectos:

* Nome da obra;
* Período (procure se situar nos séculos);
* Nome do compositor (quando houver);
* Características estilísticas, informações sobre a linguagem e a estrutura musical (forma, gêneros em cada período, classificação quanto a relação texto-musica – silábico ou melismático, organização rítmica e melódica);
* Contextualização e relações com eventos históricos importantes do período.

Na prova serão cobrados alguns desses aspectos em obras de todo o período estudado no semestre.

 

Exemplo básico ao ouvir o Gloria da Missa de Notre Dame:

a) Gloria – Missa de Notre Dame
b) Séc. XIV
c) Guillaume de Machaut
d) Composição polifônica em latim e a quatro vozes; canto essencialmente silábico; instrumentos dobram as vozes; uso de modos rítmicos e um incipiente contraponto imitativo; as cadências são bem delineadas deixando claro os encadeamentos harmônicos e suas resoluções; não existe mais o cantus firmus  eclesiástico como base para composição; uso da binaridade na rítmica;
e) O Gloria faz parte da primeira missa totalmente escrita a quatro vozes e em estilo polifônico. É uma das principais obras do movimento chamado Ars Nova e apresenta características estéticas influenciadas pelos movimentos humanistas que já anunciavam o renascimento em outras artes.

bottom of page