Os anos 2000 e a facilidade em digitalizar acervos de vinil aliados às grandes capacidades de disponibilização, seja em HDs virtuais ou por torrent fizeram surgir um conjunto de blogs especializados em colocar na rede coleções inteiras de discos das décadas de 1950 até 1990. Confesso que fiquei viciado nesses blogs e baixei ao todo mais de 3 mil discos que ouvirei um dia. A maioria são espécimes raríssimas como, por exemplo, a coleção de Música Popular Brasileira da Editora Abril, ou os primeiros discos do Dorival Caymmi pela Odeon.
Claro que essas digitalizações não substituem a experiência do vinil, mas quebram um galho imenso, tanto para se conhecer esse material, quanto para o uso em aulas e dispositivos móveis. O bacana é que o pessoal que alimentava esses blogs tinham o cuidado de, em muitos casos, escanear ou fotografar todas as capas e encartes dos discos. Lembro com muita saudade do UQT (Um que tenha), Loronix (um dos primeiros blogs e que depois gerou os Órfãos do Loronix com posts de colaboradores que já haviam baixado os discos antes da desativação). Alguns blogs eram temáticos como “Discos de Umbanda”, Dalva de Oliveira, “Os Melhores Choros de Todos os Tempos” entre outros. Alguns poucos seguem em atividade ininterrupta como os especializados em música erudita Brazilian Concert Music e o P.Q.P. Bach que disponibiliza em sua maioria discos atuais e em catálogo, o que não é lá muito correto, embora apetitoso.
Como sabemos, apesar dos discos estarem fora de catálogo das gravadoras, essa atividade é ilegal, o que levava à desativação de muitos desses blogs depois de um tempo de atividade. O bom é que eles ressurgem das cinzas e reaparecem. É o caso do 300 Discos Importantes da Música Brasileira que voltou à ativa agora em 2015.
Como não existe no Brasil uma política de memória da nossa música gravada, tampouco discotecas públicas espalhadas por todos os cantos, só tenho uma dica para quem interessar possa: bons downloads e boa escuta !
Comments