top of page
mpb.png

HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

Nesta página serão disponibilizados o conteúdo programático, as referências bibliográficas, além de outros materiais de apoio.

Programa da Disciplina – 2023

 

Prova – 2023

 

MATERIAIS

 

Resenha: Um Homem Célebre, Machado de Assis

O Machete, Machado de Assis (texto bônus)

Esquema básico – Aula Séc. XIX-XX

Prova - texto comum: “Adeus à MPB” de Carlos Sandroni

 

 

TEXTOS PARA TRABALHOS EM GRUPO:

 

SAMBA

1. Sandroni, Carlos. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-1933. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/Editora UFRJ, 2001. pp.84-142. [Baixe aqui]

2. (Opcional) Frota, Wander Nunes. Auxilio Luxuoso: samba símbolo nacional, geração Noel Rosa e indústria cultural. São Paulo: Annablume, 2003. pp.39-106 [Baixe aqui]

 

TROPICÁLIA

1. Textos selecionados do livro: “Tropicália: a história de uma revolução musical” de Carlos Calado, pp.107-117; pp.131-147; pp.159-198; pp.297-301. [Baixe aqui]

2. (Opcional) Capítulo 3 do livro: “Brutalidade Jardim: a Tropicália e o surgimento da contracultura brasileira” de Christopher Dunn. [Baixe aqui]

 

CLUBE DA ESQUINA

1. Capítulos selecionados do livro: “Os Sonhos não envelhecem” de Márcio Borges, pp.13-4; pp.43-61; pp.-155-173; pp.237-254. [Baixe aqui]

2. Capitulo 1 da dissertação: “Coisas que ficaram muito tempo por dizer: O Clube da Esquina como formação cultural” de Luiz Henrique Garcia. [Baixe aqui o capítulo][Dissertação completa].

 

VANGUARDA PAULISTA

Textos obrigatórios:

Capítulo 2 (A cena musical na São Paulo dos anos 1980 e a Vanguarda Paulista) da dissertação: “A voz na canção popular brasileira: um estudo sobre a Vanguarda Paulista” de Regina Machado. [Baixe aqui]

“Sabor de Veneno: a Vanguarda Paulista na cena Artístico-musical brasileira dos anos 1980” de Gilberto Xavier da Silva. [Baixe aqui]

“A cidade da Vanguarda Paulista” de André Rocha Rodrigues. [Baixe aqui]

“A música independente e a vanguarda paulista” de Andrea Maria Vizzotto Alcantara Lopes. [Baixe aqui]

Textos opcionais:

“Vanguarda Paulista: apontamentos para uma crítica musical ” de José Adriano Fenerick. [Baixe aqui]

“Marginal Popular Brasileiro: A Brasilidade Múltipla de Itamar Assumpção” de Conrado Falbo.
[Baixe aqui]

“Outros fins e outros sons: a metrópole e a Vanguarda Paulista” de José Adriano Fenerick. [Baixe aqui]
 

ROCK NACIONAL (BRock)
 

1. Capítulo introdutório (obrigatório) e mais três capítulos a serem escolhidos e justificados pelo grupo sobre bandas de rock extraídos do livro: “B’Rock – O Rock Brasileiro dos Anos Oitenta” de Arthur Dapieve (disponível com o professor).
 

2. Artigo: “Fora dos palcos: relações entre o rock brasileiro e a crítica musical nos anos 80” de Érica Ribeiro Maggi. [Baixe aqui]

 

 

ESTRUTURA DOS SEMINÁRIOS

 

É bom lembrar que outras fontes de pesquisa (audiovisuais, por exemplo) podem e devem ser utilizadas para enriquecer a exposição sem prejuízo dos textos básicos que não deverão ser lidos ou apresentados linearmente.

Todos devem ler seus respectivos textos inteiros.

Para a apresentação não quero que fiquem lendo longos trechos do texto, a ideia é a apresentar os argumentos principais do autor.

Podem se utilizar de outras fontes: gravações, videos e outros livros que possam complementar, dialogar ou refutar as teses do autor principal.


*Argumento principal e/ou tese e/ou hipótese

*Desenvolvimento do argumento

*Avaliação crítica da obra à luz de seus próprios pressupostos (em que medida a argumentação desenvolvida consegue sustentar a tese proposta no texto?)

*Qual a contribuição da obra e do autor para os estudos musicais?

Cada grupo terá 38 minutos cronometrado e deverá organizar sua apresentação nesse tempo. O seminário vale 30 pontos.

bottom of page